05/04/22

Estratégia de Investimentos

Esse é o primeiro relatório de estratégia de investimentos produzido pela equipe da OBB Wealth. O objetivo é fornecer para os clientes uma visão geral da economia global e brasileira, para servir de base para a construção de um portfólio de investimentos compatível. Nossa intenção é construir uma análise objetiva e focada.

Cenário 

O tema Covid continua sendo o protagonista em relação aos investimentos. A Ômicron se mostrou mais transmissível, mas com sintomas mais leves. Após o susto inicial no fim do ano passado, estudos ainda preliminares indicam que a nova variante é bem mais transmissível, mas com menor propensão hospitalar para casos sérios quando comparada à delta.

O FED vem sinalizando que pode haver um processo mais acelerado de alta das taxas de juros. O FOMC tem indicado uma redução mais intensa do programa de compra de ativos a partir de janeiro, encerrando o programa no meio de março. Mercado já precifica ao menos 4 altas de juros pelo Fed neste ano. Dessa forma, 2022 será marcado por um movimento de alta de juros na principal economia mundial, após os emergentes anteciparem esse movimento no início de 2021, dado o problema inflacionário mais intenso.

A China pode começar a melhorar gradativamente sua economia em 2022 com sinalizações mais positivas por parte do governo em relação aos estímulos. Recuperação deve ser mais clara no segundo trimestre do ano.

No Brasil as eleições presidenciais devem se tornar o principal assunto. Primeiro trimestre é menos impactado pela agenda eleitoral, mas já deve sentir de forma mais clara os efeitos da desaceleração econômica. 

As estimativas de PIB no Brasil para 2022 estão em torno de 0%, depois da alta de 4,5% em 2021. O principal fator negativo é a inflação, que tem reduzido o poder de compra da população, além dos juros altos. A indústria deve continuar sofrendo o maior impacto negativo e o setor de serviços deve perder tração. 

As projeções macro do BTG Pactual para a economia brasileira são as seguintes:

 

 

 

 

2020

2021E

2022E

2023E

PIB

 

(% a.a.)

 

-4.06

4.40

0.00

2.00

SELIC

 

(% a.a.)

 

2,00

9,25

12,25

8,00

IPCA

 

(% a.a.)

 

4,52

10,06

5,40

3,30

IGP-M

 

(% a.a.)

 

23,14

17,78

6,50

3,20

Taxa de Câmbio

 

(R$/US$)

 

5,20

5,57

5,60

5,60

Result. Primário

 

(% PIB)

 

-9,44

0,75

-0,35

-0,49

Dívida Bruta

 

(% PIB)

 

88,83

80,30

82,80

85,20

Fonte: BTG Pactual digital.

 

 

 

 

 

 

 

 

Alocação Sugerida

O ano de 2022 vem ainda acompanhado de bastante incertezas, tanto globais, quanto em relação ao Brasil. Sem contar a imprevisibilidade do Covid e suas variantes. Nesse contexto, estamos sugerindo um portfólio de investimentos mais conservador e diversificado, seja em classes de ativos, no mercado global ou brasileiro.

 

A maior alocação sugerida está na renda fixa, com 40% do total. Um dos principais erros dos investidores e economistas em 2021 foi a estimativa da inflação. Esperava-se uma inflação mais alta em função do covid, mas quase ninguém conseguiu prever que a desagregação das cadeias produtivas e de logística fossem impactar tão fortemente os preços. Neste cenário, os BCs estão subindo juros no sentido de controlar a inflação, tornando as aplicações em juros mais atrativas. Mas pensando num prazo maior, os juros devem voltar para um patamar baixo, com o arrefecimento da inflação em 2023. Muitos países ainda estão apresentando recuperações frágeis pós-covid, e tem de conciliar o combate à inflação com a retomada frágil das economias.

Os fundos multimercados não foram muito bem em 2021 de forma geral, mas são uma alternativa interessante para buscar um resultado melhor, com a volatilidade mais controlada, no atual ambiente complexo. Existem bons times no Brasil e no exterior de gestores de hedge funds, que olham detalhadamente vários mercados, montando posições com risco controlado.

Os mercados acionários tiveram comportamentos diametralmente opostos em 2021, com a bolsa americana, S&P 500, subindo +26,9% versus a bolsa brasileira, Ibovespa, caindo -11,9%. Esse movimento parece ser exagerado, e apesar dos riscos atuais envolvendo o Brasil, estamos recomendando o investimento por acreditar que a bolsa doméstica está num nível de desconto atraente. A bolsa americana, apesar dos múltiplos mais caros ainda deve ser uma opção para o médio prazo, com destaque para alguns setores como o de tecnologia e pharma, que devem continuar evoluindo rapidamente.

Os fundos imobiliários no Brasil sofreram bastante com toda essa tendência do home office, a desaceleração econômica e a alta nos juros. Assim como a bolsa brasileira, os FIIs também se encontram num nível de desconto atraente, com alguns fundos apresentando entre 20% e 30% de desconto sobre o valor patrimonial.

Tabelas Periódicas

A tabela periódica é um parâmetro importante para pensarmos a alternância das classes de ativos ao longo do tempo entre períodos positivos e negativos. Ela explicita a importância da diversificação e a importância de estar bem alocado em ativos vencedores e pouco alocado principalmente nos ativos com performance negativa. Os períodos de crise mostram as performances extremas, que em geral ocorrem com as bolsas de valores, como podemos observar que o Ibovespa caiu -41,2% em 2008, e subiu +82,7% em 2009, durante a crise do sub-prime. O investidor que decidiu sair da bolsa depois da queda, teve uma perda significativa e não recuperou as perdas no ano seguinte.

Quando pensamos em 2021, com a crise da pandemia, as flutuações também foram significativas, alternando meses bem positivos em alguns ativos, com outros negativos, conforme podemos ver na tabela a seguir:

O ano de 2021 foi bastante complicado, com avanços e retrocessos no combate à pandemia, preocupações com inflação e mudança na postura dos bancos centrais no sentido mais hawkish. E a diversificação também foi muito relevante em 2021.

Topo

Artigos relacionados

Escritório

  • Rua do Rócio, 350 
    1º andar
    Vila Olímpia, São Paulo - SP
    CEP 04552-000

Contatos

  • (11) 2147 0450

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2022  Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade